O Mundo das Crianças foi planejado para o lazer, especialmente das crianças. Construído atendendo às manifestações de pequenos cidadãos, que através de uma política pública para infância, passaram a ter voz e vez. Ponto para Jundiaí!
Fiquei sabendo desse lugar numa live do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana que falava sobre políticas públicas para a infância. O prefeito de Jundiaí apresentou o projeto do complexo construído com o apoio técnico do Instituto.
O Mundo das Crianças ocupa uma área de cerca de 170mil m² com a promessa de chegar a 500mil m², num espaço que é puro entretenimento ao ar livre. O parque foi entregue em meio à pandemia e ainda não foi finalizado. Há mudas de várias árvores frutíferas plantadas, o lago sendo embelezado…vai ficar lindo! Essas obras em nada atrapalham o passeio.
O que tem lá?
Além de muito verde, tem áreas para práticas esportivas, ciclovias, playgrounds com tudo que você conseguir imaginar de divertido (brinquedos pra se pendurar, arrastar, puxar, rolar, subir, tocar, escorregar…), fontes interativas, áreas de brincar livre interagindo com a natureza, casa na árvore, escalada no morro e muito mais. As possibilidades de brincar são inúmeras, se adicionar a criatividade das crianças então, elas tornam-se infinitas. Gente, tem uma cama de gato gigante!
Sério, nunca vi um lugar tão bem projetado para o brincar. A ideia é que as crianças usem a imaginação. Não há nenhum brinquedo mega estruturado. Aliás, grande parte do material usado é madeira e materiais reciclados. O piso emborrachado, por exemplo, é feito à base de pneus. Eles pensaram em tudo.
Já decidiu ir? Espera que tem mais: É de graça! Tem estacionamento. Dá pra fazer piquenique. Falei das redes e espreguiçadeiras? Pois é. E em tempos de pandemia, anota aí: zero aglomeração. Eles fizeram um esquema muito eficiente de agendamento que dá pra curtir com tranquilidade e segurança.
Como conhecer?
É necessário agendamento. A agenda abre toda segunda-feira ao meio-dia. Tem opção no horário da manhã, das 7:00 ao 12:00 ou à tarde das 13:00 às 17:00. Aos finais de semana as vagas são mais disputadas. Não deixe pra última hora. Meio período dá pra curtir bastante. As crianças saem exaustas de lá.
Agendamentos
Dicas:
Se for com criança pequena talvez o horário da manhã seja mais interessante. Porém como o horário de permanência é limitado, talvez chegar às 7h vindo de outra cidade seja um problema. Se for à tarde, não se preocupe, tem bastante sombra e água gelada do bebedouro pra se refrescar.
O Parque da Cidade é do lado do Mundo. Se chegar antes das 13h, dá uma parada por lá. Tem uma área de playground bem grande, com brinquedos pra crianças de todas as idades. Inclusive uma espaço exclusivo para os pequenos de 0 a 3 anos. É bem legal também e muito bonito. Vale a visita!
As fontes interativas fazem a alegria da criançada. Prepare-se pra ficar uns 40 minutos lá. Leve roupas de banho ou que possam molhar e duas trocas. Uma pra água outra pra terra! Sugiro que leve uma pra você também. Vai ser impossível não se molhar, especialmente com crianças pequenas. Tem banheiro e vestiário bem em frente à fonte.
Por fim, leve lanchinho. A lanchonete lá é bem fraquinha. Mas deu pra comer amora no pé.
É ou não é o bate-volta perfeito? Gente, eu já amo Jundiaí. Suas crianças também vão amar! Não esqueça de me contar como foi.
Gostaria muito de conhecer!
Vale muito a pena, Eliane! Pra mim um dos melhores parques pra se visitar😍