As crianças precisam conhecer a Amazônia
Pra você que sonha em viajar com a família pra esse destino incrível que é a Amazônia, confira dicas preciosas que vão te ajudar com cada detalhe: quantos dias pra conhecer a Amazônia; roteiro com crianças, dicas de restaurantes em Manaus, transporte e passeios. Confira!
Pra começar, saiba que há muitas portas de entrada pra Amazônia brasileira. Três cidades se destacam como excelentes destinos: Manaus, Belém e Alter do Chão. Nossa base escolhida foi Manaus e já antecipo que devia ter ficado mais tempo por lá.
Roteiro Amazônia 7 dias
Nossa viagem pra Amazônia teve um total de 7 dias e incluiu 3 dias em Manaus. A primeira parada foi o Teatro Amazonas, que visitamos logo ao chegar. Partimos de SP e ganhamos 1 hora devido ao fuso horário (não esqueça esse detalhe), então já me planejei pra não perder o último passeio guiado, às 17h. Deu tudo certo!
O 2°dia foi reservado previamente para o principal passeio em Manaus que é o Encontro das Águas. No dia seguinte fomos conhecer as maravilhas naturais de Presidente Figueiredo. Pra finalizar nosso roteiro em Manaus, visitamos o MUSA, museu da Amazônia.
Nossa segunda estadia em um Eco Resort em Manacapuru, a cerca de 100km de Manaus, o Cirandela Bela (8.8 Booking). Um lugar pra estar mais próximo da floresta, relaxar e se conectar com a natureza.
Manaus
Manaus é uma cidade cosmopolita, sofisticada e acolhedora ao mesmo tempo. Planeje ao menos três dias inteiros pra conhecer seus pontos turísticos.
Nos hospedamos no hotel Ibis Styles Manaus, a uma quadra do Teatro Amazonas, que certamente tem que estar no seu roteiro em Manaus. Não é exatamente um super atrativo kids, mas é o símbolo da história de Manaus e um passeio enriquecedor em qualquer idade.
Passeio encontro das águas
Arrisco dizer que esse é o passeio mais legal pra fazer com crianças em Manaus. Nele é possível vivenciar toda a riqueza cultural e natural da região num roteiro só. São várias agências que oferecem o Safari ecológico, que visita:
- Encontro das Águas (Rio Negro e Solimões)
- Interação com botos (dá pra nadar com eles)
- Pesca do Pirarucu
- Parque ecológico do Janauari (almoço, trilha e artesanato local)
Fechamos com a agência Encontro das Águas Turismo. Passeio de lancha (dia todo), com guia especializado que dá muitas informações legais durante o percurso.
Bate e volta Presidente Figueiredo
Presidente Figueiredo com crianças é possível, famílias! A cidade é um paraíso de cachoeiras e lagoas cristalinas. Então se possível faça esse bate e volta de Manaus que vale muito a pena.
Pra esse passeio contratamos um tour privativo e personalizado com a agência Figueiredo Turismo. Visitamos a Cachoeira do Mutum e lagoas; Cachoeira da Pedra Furada; Lagoa Cristalina e Rio Vermelho (parada pra almoço) e aldeia Mari Mari.
Museu da Amazônia
Uma floresta nativa preservada dentro de Manaus! O Musa é um jardim botânico, espaço de preservação, pesquisa e educação ambiental. Lá tem trilhas na floresta, borboletário, lago com vitória-régias, aquário, serpentário, exposições e muito mais.
https://museudaamazonia.org.br
Atração mais diferentona é uma torre de observação que tem 3 plataformas com níveis diferentes pra contemplação da floresta. Que tal ficar acima da copa das árvores? No Musa você pode. Em cada plataforma tem bancos pra sentar e curtir a paisagem. As crianças gostaram de subir e descer os 242 degraus! Um passeio que dura cerca em torno de 3 horas.
Dicas de Manaus
Gostei de ficar hospedada no Centro de Manaus. Achei prático pois ficava relativamente próximo dos lugares que queríamos conhecer, exceto o Musa, distante uns 30 minutos. Achei a região segura, com bons restaurantes e muitos turistas, inclusive estrangeiros. No Largo de São Sebastião, praça em frente ao Teatro Amazonas, muitas pessoas se reúnem à noite em um clima muito agradável. Perto há o comércio local com lojas, farmácias e o que precisar.
O serviço de Uber funciona muito bem em Manaus. Conseguimos pedir sem problemas no aeroporto, Porto da Balsa de São Raimundo, de onde sai o passeio pro Encontro das águas, Musa. Sem demora nem desistências.
Os restaurantes em Manaus foram ótimos, com preços muito bons e comida excelente! Indicamos o Tambaqui na Brasa, cardápio variado e um peixe assado delicioso. Aproveite as promoções de Happy hour. O Splash pizzaria também foi uma boa pedida. Ambos têm uma vista impagável para o teatro, que fica ainda mais bonito à noite!
Nossos almoços foram todos nos passeios. Na parada do Encontro das águas almoçamos no restaurante Janauarylandia, já incluso. Comida self service, achei pouca variedade, porém gostosa e dá pra comer à vontade. Mas adianto que a fila é grande! Em Presidente Figueiredo, a parada pro almoço foi no restaurante da Lagoa Cristalina, não lembro o nome, mas seguiu a regra de comida boa. Tivemos uma parada também no Café Regional da Vivian, onde provei o tal do X-Caboquinho, gostoso, mas achei caro pelo que pedimos.
O que fazer com crianças na Amazônia
Poucos lugares no Brasil proporcionam uma troca cultural tão intensa quanto uma viagem à Amazônia. Fazer uma imersão na floresta; entrar em contato com povos tradicionais; experimentar outras comidas, sabores, novas misturas de ingredientes. Observar animais exóticos em seu habitat natural; tomar um café da manhã diferente, ouvir outros sotaques, idiomas. E o mais legal é mostrar que essa diversidade toda é a característica principal do nosso país. Pudemos sentir também o contraste do clima brasileiro, pois visitamos Manaus em Julho, que no Brasil é inverno, mas na Amazônia é verão!
Esse Brasilzão é demais, né, famílias? Explore com seus filhos! E se precisar de uma dica extra, conte comigo.