13 de fevereiro de 2022 Por Fabiana Lopes Silva

Como entreter crianças no avião

Quando se pensa em viagens aéreas com crianças, seja em trechos curtos ou longos, a maior dúvida das famílias é como entreter as crianças durante o voo.

Essa não é uma mera preocupação. Voar pode ser muito estressante. Comparadas a viagens de carro, onde é possível fazer paradas divertidas pra relaxar e brincar, as viagens aéreas com crianças, especialmente as pequenas, podem ser um momento de muita tensão. Mas não é uma regra.

O bagagem de colo traz algumas dicas que com certeza trarão um pouco de tranquilidade, e porque não, diversão pra essa parte da viagem com os filhos que, particularmente, acho muito especial.

Horário do voo

O sono é o maior entretenimento pra criancas no avião! Não importa se a viagem vai durar 2 ou 12 horas. É preciso pensar em um bom horário de voo.

Mas qual é o melhor horário pra voar com crianças? Vai depender do trecho escolhido e da dinâmica dos pequenos. Em voos longos o que há de melhor são os voos noturnos. Assim as crianças descansam durante a noite. Com um pouco de sorte acordam só na hora da aterrissagem. 

Considere o sono e a fome como fatores pra decidir o horário. O ideal é uma criança alimentada e com um pouco de sono. Ou seja, escolha um horário onde seu filho possa estar bem alimentado e levemente cansado. Fazer check-in com crianças exaustas pode ser bem tenso.

Lembre-se que, apesar de poder antecipar a escolha dos assentos, o check-in com menores  precisa ser presencial pra conferência legal de documentos. Logo, ao menos 2 horas antes do voo lá estarão vocês. Conte esse tempo na hora de escolher as passagens e programe-se para esse período.

Fuja das escalas

Algo que vale a pena investir se houver a opção é em voos diretos. Escalas dão trabalho e aumentam o tempo de voo. Pesquise bastante pra conseguir um preço camarada.

Quando as escalas forem inevitáveis, use-as a seu favor. É uma oportunidade pra esticar as pernas, deixar as crianças correrem e brincarem um pouco. Se tiver tempo, vai devagar, explorando as possibilidades do aeroporto. Caso demonstrem interesse por alguma coisa, pare e deixe rolar. Criança se distrai com as coisas mais simples!

Embarque divertido

Escolhido um bom horário, feito o check-in com tranquilidade, é hora de pensar como distrair as crianças durante o voo. Sou da opinião que as crianças criam suas próprias formas de se divertir. Elas não precisam de um adulto pra isso o tempo todo. Mas é sempre bom um plano B.

Se você vai viajar com bebê até 2 anos terá direito ao embarque prioritário. Assim dá pra diminuir a ansiedade do momento e acomodar sua “bagagem de colo” com mais tranquilidade.

Nesse momento você perceberá que o avião é o entretenimento! Deixe abrir e fechar a janela, a mesa da refeição, pegar e guardar o papel de instrução de bordo, mexer no cinto…até que cheguem os outros passageiros. Isso deve dar uns 20 minutos de pura brincadeira.

Depois, mude o foco pra decolagem, chame a atenção pra fora. Por mais que seu filho já tenha voado e se lembre, sempre será um momento de muito entusiasmo.

Faça combinados antes de embarcarem, estabelecendo os limites. Explique previamente sobre o espaço de cada um, que não pode gritar ou incomodar as outras pessoas.

Passatempo a bordo

Esgotadas todas as possibilidades anteriores, aí sim podemos tirar algumas cartas da manga. Não sou do time da tecnologia. Costumo levar atividades e brincadeiras que fazem sucesso aqui em casa.

Escolha levar brinquedos que não ocupem espaço: massinha, jogos da memória, quebra-cabeças, livros de enigmas e adivinhação (ótimos pra crianças a partir de 4 anos). Muito populares também são os livros de atividades e de colorir.

Jogo da memória

Para crianças em idade escolar o mais bacana é enriquecer a viagem explorarando a história e a cultura do destino escolhido. Pesquise algo do tipo. Livros, atividades pedagógicas, caça-palavras também são boas opções. Que tal um diário de viagem? Além de estimular a escrita e a criatividade, seu filho estará registrando memórias. Bem legal!

Olha a concentração

Não chegue oferecendo logo o brinquedo. Deixe eles pedirem, caso não seja bebê. Os pequenos vão dormir, acredite. Crie as possibilidades pra isso.

Combino sempre com a Alice, 4 anos, como será a viagem. Uma conversa anterior com o passo a passo, tempo de duração, ajuda muito a reduzir a ansiedade e possíveis aborrecimentos. Veja dicas dessa preparação abaixo.😉

https://bagagemdecolo.com.br/rotina-de-viagem-com-criancas/

Procure associar o que as crianças estão aprendendo na escola pra fazer da diversão também um momento de aprendizagem. Pesquisem juntos. Em tom de descoberta, sem cansá-los com teorias. Depois selecionem as atividades que serão divertidas durante o voo.

Espécies de tartaruga – Projeto Tamar

Visitamos o projeto tamar, na Bahia, e Alice já voltou com o livro das espécies para colorir e aprender mais. Retorne da viagem com uma lembrancinha educativa na bagagem, que poderá servir também como passatempo no avião. Opções não vão faltar.

Comer, comer

Outra coisa que faz o maior sucesso são os lanchinhos. Como minhas filhas se empolgam com essa parte! Sabe excursão de escola que a gente não via a hora de comer o lanche😁? É isso!

Por conta da pandemia, em voos nacionais as cias aéreas não estão servindo aqueles snacks. Somente água. Então leve uns petiscos e guloseimas pra fazer a alegria da criançada. Aproveite esse momento pra abrir a mesinha que eles acham super legal.

Deu birra?

Pode ser que em um momento ou outro as crianças se aborreçam. Pra isso vale a regra de casa. Não ceda à pressão do choro pra fazer a vontade da criança. Mantenha a firmeza e a calma. Dê um abraço e colo que logo passa.

Tem algum truque pra entreter as crianças no avião? Compartilhe com a gente!