14 de janeiro de 2023 Por Fabiana Lopes Silva

Passeio no Parque das Aves

O Parque das Aves é um dos melhores passeios em Foz do Iguaçu. Lá é possível conhecer muitas espécies de aves da Mata Atlântica, bem como o trabalho de conservação feito pela instituição. É uma experiência fora do tradicional.

O passeio tem atraído tantos visitantes que, segundo o site oficial, já é a segunda atração mais visitadas em Foz do Iguaçu! Se você estiver viajando com crianças é uma atração imperdível!

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados pelo site, mas também é possível adquirir na bilheteria.

https://ingressos.parquedasaves.com.br/produto/3063

Custa R$80 reais o valor integral. E o parque adota uma política de descontos muito bacana pra professores, estudantes, idosos, moradores da cidade, Pcd e militares.

O melhor de tudo é que crianças até 8 anos não pagam ingresso! O que torna super viável um passeio com a família toda.

Conheça outros passeios que criancas não pagam em Foz do Iguaçu:

https://bagagemdecolo.com.br/5-atracoes-que-criancas-nao-pagam-em-foz-do-iguacu/

Horários

O funcionamento do Parque das Aves é das 8:30 às 16:30. Não é cheio (fomos em janeiro) e o passeio dura cerca de 2 horas. O percurso é ao ar livre, quase todo na sombra.

Para uma melhor experiência faça o passeio com calma. Tem um banquinhos em vários pontos pra descansar ou observar as aves.

Como é o passeio?

É uma experiência imersiva, ou seja, podemos entrar nos viveiros e observar as aves bem de pertinho! Inclusive dá pra alimentar algumas, mas com custo extra.

Há algumas espécies que não temos livre acesso. Estão protegidas por grades ou cercas. Como os guarás, flamingos, harpias, corujas, por exemplo.

Outras espécies podemos apreciar livremente, sem tocar: araras, tucanos, periquitos, mutum de penacho, siriema, perdiz, araponga, e tantas outras.

Além das aves, tem uma área com répteis (jacarés, cobras, jabutis) e também um borboletário.

Principais atrações

Viveiros das Araras

Elas são tão lindas! E tem muitas delas fazendo a maior algazarra! Elas voam de um lado pro outro e, não raro, voam em cima da gente!

Viveiro dos periquitos

No viveiro dos periquitos dá pra alimentá-los sob a supervisão dos monitores. Pra isso precisa comprar a ração que custa R$15. É uma experiência bem rapidinha, mas as criancas vão adorar!

Viveiro dos Tucanos

É o menor dos 3 viveiros. Em nossa visita só tinha o Tucano do bico verde e o Araçari castanho. O Tucanuçu não vimos por lá.

Estrutura do parque

É um parque bem grande que conta com uma estrutura bem legal: tem restaurante, lanchonete, café, lojinha, banheiros e bebedouros.

Bebedouro- Parque das Aves

Tem acessibilidade para cadeirantes ou famílias com carrinhos de bebê. São vários cenários para fotos, lago com peixes, além de uma fonte bem legal!

Parque das Aves com crianças

Fizemos a visita na parte da manhã. Foi um passeio prazeroso e nada cansativo para as crianças. Programe uma manhã ou tarde por lá.

As meninas se divertiram com tudo. No borboletário brincamos de procurar as espécies de borboletas. Achamos várias!

Mapa do parque das aves

Outra diversão foi tentar achar a localização das espécies no mapa do parque. Tem desenhos que facilitam muito a orientação dos pequenos.

Como moramos no litoral de SP as crianças têm o privilégio de conhecer na NATUREZA muitas dessas aves. Certamente graças ao trabalho de preservação e educação ambiental de instituições como o Parque das Aves. Prestigie o trabalho!