Passeios com crianças no RJ
Viajamos para o Rio de Janeiro com as crianças no feriado de finados. Parece tradição, todo dia de Finados chove! Sabendo disso, escolher o RJ pra passear com as crianças foi uma escolha estratégica.
É mais fácil fazer um roteiro para crianças em grandes capitais. Assim tem programa pra todas as estações do ano.
Roteiro inicial X Roteiro possível
Sempre planejo um roteiro antes da viagem, selecionando os pontos turísticos que gostaria de visitar. Mas em viagens com filhos são necessárias adaptações de acordo com o ritmo e disposição das crianças.
Por mais tentador que sejam esses roteiros combinados, com duas ou mais atrações em uma mesma região da cidade, eles não atendem famílias com crianças pequenas. Elas ficam exaustas já na primeira atração.
Por isso vou sugerir alguns lugares e comentar como foi a experiência com as crianças. Assim você otimiza o tempo e o planejamento da sua viagem. Terá um link dos posts detalhados de alguns passeios. Espero contribuir com seu roteiro!
O Cristo Redentor:
Maior cartão postal do Rio de Janeiro não dava pra ficar de fora. O mais legal do Cristo para crianças é o passeio de trem. Afinal esse não é um passeio com foco nas crianças. Então subir com o trem do Corcovado talvez seja uma boa adequação para que o passeio seja mais divertido pra elas.
Lagoa Rodrigo de Freitas:
Esse sim um passeio atraente pra toda a família. Tem pedalinhos, bike de todos os tipos pra alugar, playground, brinquedos infláveis, além da vista linda. Dá pra almoçar por lá, fazer um piquenique ou lanchar. Separe um dia só pra curtir a Lagoa com as crianças.
Orla de Copacabana:
A cara do Rio de Janeiro. Não curtimos a praia devido o tempo nublado, mas só de andar pela orla, dar um oi pra Drummond e apreciar a vista já vale o passeio. Depois de um dia cansativo, a gente dava uma volta por lá.
Museu do Amanhã:
É um museu para adultos e crianças. Diferente, moderno, atrativo. Os vários espaços nos convidam a refletir sobre nossa relação com o meio ambiente e seu impacto no amanhã.
Acho importante importante construir o hábito de visitar espaços culturais desde cedo. Os estímulos audiovisuais e os recursos interativos são bem legais e proporcionam uma experiência interessante.
https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobre-o-museu
AquaRio:
Quem não se encanta com a vida marinha? Mesmo que você já conheça aquários maiores como o Oceanário de Lisboa, vale muito a pena. É um passeio lúdico e educativo que vai encantar as crianças.
Jardim Botânico:
Passeio com crianças na natureza não pode faltar. O Jardim Botânico é um ponto turístico pouco explorado por quem visita o RJ. Tem tartarugas, micos, teiús. Várias espécies de aves habitam a vasta vegetação. Há uma área de playground que está sendo reformada. Mas as crianças se divertem muito com os brinquedos que a natureza proporciona. Cenário lindo para suas fotos!
Jardim Botânico
Acomodação
Alugamos um apto em Copacabana, no posto 5. Muito bem localizado, próximo à praia e todo tipo de comércio e serviços. Me rendi aos aluguéis de casa de férias durante a pandemia e só vi benefícios nesse tipo de acomodação. Falarei mais disso em outro post.
Carro
Fomos de carro pela Dutra. Cerca de 8h de viagem contando as paradas. Eu adoro! As meninas têm uma rotina super regrada em viagens de carro. Fazem bagunça no carro, paramos em lugares estratégicos para brincar. A diversão começa antes de chegar. Tem um post bem legal sobre rotina de viagem com crianças pra inspirar você.
Dica de parada na estrada
Um ponto de parada super aprovado foi o Graal Alemão em Queluz, quase na divisa dos estados. Tem espaço kids, cenário pra tirar foto com papai Noel, amarelinha. Área externa muito agradável, várias espécies de pássaros e ainda conta com vista paro rio Paraíba. Um achado! Excelente pra recarregar as energias e seguir viagem.
Fica no km 12 da via Dutra sentido RJ.
Opções de passeios não faltam pra curtir uns dias em família no Rio. Tem outras sugestões? Deixe seu comentário.