19 de outubro de 2021 Por Fabiana Lopes Silva

Quanto vai custar as férias escolares?

Segundo o IBGE, quase 57% mais caro em comparação aos últimos 12 meses. Isso se você estiver programando comprar passagens aéreas. Especialistas apontam que a inflação no setor só vai voltar ao normal em 2023! E, agora?

Viajar no pós-pandemia

Depois de tanto tempo em confinamento, as famílias estão ansiosas pra viajar. Com muitas fronteiras internacionais ainda fechadas, os destinos nacionais têm sido os mais os procurados. E como a demanda tem sido maior que a oferta, adivinha? Quem quiser curtir as férias à moda antiga, vai ter que arcar com esse aumento.

Como se trata de viagem em família é preciso pensar que o aumento deve ser multiplicado por no mínimo 3, 4 vezes. Vai depender do tamanho da sua bagagem de colo.

Cada família sabe o quanto custou os meses com os filhos trancados em casa. Viajar com as crianças no pós-pandemia pra um lugar bacana chega a ser uma recompensa por tanta privação.

Mas, quando penso em custo outra coisa me vem à mente. O home office. Trabalhar em casa com as crianças em tempo integral gerou um estresse imenso às famílias. Sim, amamos nossos filhos, mas foi tenso. O trabalho árduo que tivemos nesse período teve seu valor multiplicado pra mim. Como ninguém teve aumento de salário, muito pelo contrário, resta a pergunta: será que vale a pena voar agora?

Pra muita gente acredito que não. No meu caso, já me sinto bem feliz em sair pra almoçar com as crianças ou assistir Patrulha Canina no cinema. Mas não precisa ser só isso. Afinal, estamos falando de férias com os filhos.

Temos opções:

Viagens de carro

A inflação afetou todos os setores da economia. Todos estão cansados de ouvir e constatar como o combustível aumentou. Portanto, viajar de carro também vai sair mais caro. Porém, talvez você consiga visitar o seu destino escolhido pagando bem menos se tirar o carro da garagem. E por que não mudar? Ia pro Nordeste, faça uma viagem pro Sul do Brasil. O bacana do carro é que dá pra acrescentar vários destinos ao longo do percurso, fazer paradas estratégicas. Visitar lugares que às vezes numa viagem aérea com voo direto não seria possível. Uma viagem torna-se várias.

Casa de férias

Se tem algo que salvou minha sanidade nessa pandemia foi o Aluguel de casa. A famosa Casa de Férias. São hospedagens que vão desde as tradicionais (casa, apartamento, chalé) às mais inusitadas (trailer, iate, casa na árvore), onde sair da rotina não vai ser problema. Dá pra alugar casão pra toda a família e usufruir de todo conforto e diversão que todos estamos precisando. Os preços costumam ser bem honestos. Fica uma indicação abaixo.

https://www.airbnb.com.br/

Como é que está o planejamento das férias escolares por aí? Vai pagar mais caro nas passagens ou tem outras opções? Comente aqui e ajude outras famílias a decidirem.