26 de outubro de 2021 Por Fabiana Lopes Silva

Rotina de viagem com crianças

Rotina de viagem: seus filhos têm? Viajar com as crianças é proporcionar novas experiências a elas. Criar bons hábitos de viagem facilitará com que essa vivência seja completa.

No clima da viagem

É preciso envolver as crianças na preparação da viagem. Aqui em casa desde o planejamento convido a Alice (4 anos) pra me ajudar. Depois de escolher o destino, mostro fotos de algumas acomodações pra ela opinar. É mais uma exibição direcionada. Ainda assim, ela adora. Já quer fazer as malas!

Alice já têm uma certa noção organizada do tempo. Então já posso mostrar no calendário quando será a viagem. Contamos juntas os dias. É uma boa prática para os pequenos aprenderem os dias da semana, assimilarem e diferenciarem o conceito de “pouco tempo” ou “muito tempo”, noção do hoje e amanhã. Procure não falar com muita antecedência senão eles morrem de ansiedade rs.

Preparando os filhos pra viagem

Pesquise sobre a fauna e a flora da região. Destaque algo que seja interessante. Comente sobre os animais que vivem lá, do que se alimentam, algum hábito diferente. Assim as crianças se aproximam mais da natureza, aprendem a observá-la e respeitá-la. E nós também.

Antecipe o que vai ter lá. O que tem pra visitar, comer. Fale do lugar, o nome da cidade, se é praia, montanha. Se vai fazer frio, calor. Comente se a viagem vai ser longa ou curta, se irão de carro ou outro meio. Enfim, é o esquenta da viagem.

Tudo isso, claro, conversado de forma leve e descontraída. Aos poucos e fazendo associações familiares às crianças.

Nossos filhos precisam fazer parte dessa preparação, afinal, quando se interfere na rotina delas, se quisermos colaboração, precisamos previamente dizer as mudanças que virão, procurando engajá-las no processo.

No caminho

As crianças adquirem um ritmo de viagem. As minhas costumam dormir no começo do trajeto, pois saímos cedo de casa. Acordam um pouco antes do almoço ou na hora da parada. Crianças maiores tendem a ficar acordadas mais tempo.

Ritual do sono

Procure deixar que observem a paisagem, que se entretenham com coisas no caminho. Dê essa chance a elas. Sofia adora ver as gotas da chuva escorrerem no vidro do carro. Alice gosta dos túneis. Fazemos a brincadeira de encontrar algo lá fora. Quem achar primeiro ganha.

Hora do pit stop

Viagens relativamente longas de carro exigem paradas divertidas. Geralmente os check-ins funcionam depois das 14h, então a hora do almoço é uma excelente oportunidade de parada a fim de recarregar as energias e brincar um pouco sem a sensação de que estamos “perdendo tempo.”

Emporio Serra à vista – Caminho para S. Bento do Sapucaí.

https://emporioserraavista.com.br/home

Programe previamente um horário pra parar. Mas caso suas crianças durmam no trajeto, dê vivas e siga adiante. Eventualmente será necessário parar antes do esperado. Observe o ritmo delas, não deixe o incômodo virar irritação. Se perceber que já estão ficando incomodadas, é hora de procurar um lugar bacana. Elas adoram essa parte!

Família pé na estrada sempre conhece um lugar legal de parada nas principais rodovias. Tem alguns que são verdeiros oásis de diversão depois de algumas horas de viagem. Aproveite esses espaços pra relaxar.

Olha que parada legal
Lago com patinhos

A pandemia interrompeu nossa rotina de viagem aérea. Mas fica a dica: voos muito longos, ainda que diretos pedem entretenimento a bordo. O ideal é voar à noite quando as crianças naturalmente dormem com mais facilidade. Em caso de escala, vale sempre explicar a dinâmica da viagem para crianças que já entendem. Isso ajuda a diminuir a ansiedade.

Ufa! Curtiu a maratona da preparação? Suas crianças têm rotina de viagem também? Compartilha com a gente!