17 de outubro de 2021 Por Fabiana Lopes Silva

Visconde de Mauá para crianças

Visconde de Mauá tem tudo que criança precisa: natureza, ar puro da serra e muitas opções de lazer. Faz o check-in que eu conto tudo.


Onde fica?

Visconde de Mauá fica na Serra da Mantiqueira, entre RJ e MG, cerca de 370 km de distância do nosso ponto de partida. Ou seja, pra viagem de fim de semana, bastante longe! A cidade fica beeem lá no alto. Aproveite a vista da subida, é linda!

Decidimos essa viagem de um dia pro outro (loucuras da pandemia). Quando bate aquela vontade de viajar, começo olhar despretensiosamente os preços dos lugares que listei anteriormente (tenha uma lista) e bingo! Achei uma pousada em estilo chalé encantadora que valeu super a pena.

Quando ir?

Eu iria em qualquer época. Fomos em julho, estava friozinho. A Vila de Maringá estava bem movimentada. Os restaurantes têm aquecimento e são super charmosos, estilo Campos do Jordão. Se for no calor e curtir água gelada de cachoeira, programa não vai faltar. As crianças queriam muito entrar na água, mas não foi dessa vez.

Roteiro para crianças

1ºdia

Almoço e passeio em Penedo

O roteiro das crianças na região começa no pé da Serra, antes de chegar. Não deixe de passar na linda Penedo. A cidade abriga uma colônia finlandesa e tudo nela faz referência à cultura do país nórdico. Lá, visite a Pequena Finlândia. Um espaço a céu aberto com temas natalinos, lojinhas, sorveterias, cafés, casa de chocolate, e claro, a casa do Papai Noel. Essa não fomos por causa da pandemia. Mesmo assim o lugar é uma graça.

Pequena Finlândia

Lojinhas diversas

Procure um restaurante que sirva truta, especialidade da região. Delícia! Almoçamos no Rei das Trutas. Tem estacionamento grátis e parquinho, além de ficar bem próximo da Pequena Finlândia. A cidade é pequena e muito movimentada. Estacionar na rua não é tarefa fácil, mas se preferir, saia do miolo do centrinho e provavelmente conseguirá uma vaga.

Restaurante com parquinho

Criançada animada e de barriga cheia é hora de continuar a estrada. Estamos quase lá! De Penedo pra Mauá dá cerca de 30km viagem, vai depender do local da estadia.

A pousada

Reservamos a Pousada Sítio das Astrapeias. São chalés bem agradáveis numa área grande com gramado. Bem em frente aos chalés corre um rio de águas limpíssimas com pontes super charmosas. Servem um café da manhã na casa principal, basta subir a rua. Eles criam vários animais, chegamos bem na hora que o bezerro estava mamando.

http://pousada-sitio-das-astrapeias.minas-gerais-hotels.com/pt/

Rio em frente ao chalé
Entrada do chalé
Laranjeira, playground e um área verde imensa pra brincar

Passeio e jantar na Vila de Maringá

Programamos a noite para conhecer a Vila de Maringá. Andar por lá é como estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isso porque há um riozinho que faz a divisa entre os estados de RJ e MG. Legal né? Não deixe de explicar isso para crianças maiores.

Estacionamos na rua sem nenhuma dificuldade e aproveitamos a noite com tudo que o friozinho da serra tem pra oferecer. Há restaurantes com cardápios diversos, sorveterias, lojinhas de chocolate e produtos artesanais.

Sofia e as lojinhas da vila de Maringá

Cachoeiras do Alcantilado

2ºdia

Há muitas opções de cachoeira em Visconde de Mauá. Escolhemos as do Alcantilado porque são vários passeios em um.  Durante a trilha dá pra curtir a natureza do lugar, nadar nas cachoeiras, ver grutas e poços, observar a vista dos mirantes ao longo do caminho. Enfim, programão. Pra entrar paga uma taxa de manutenção (R$20). São 9 cachoeiras num percurso de 1,5km, sempre subindo. Bota a criançada pra andar!

https://www.cachoeirasdoalcantilado.com.br/

Fomos no ritmo das crianças, parando de tempo em tempo. Além das nossas, havia outras crianças fazendo a trilha. A bebê foi no colo a maior parte do tempo. Alice (4 anos) fez todo o percurso a pé. Quando percebia um certo aborrecimento, parava ou cantava uma música, fazia alguma aposta do tipo “vou ganhar de você”, e assim, brincando, chegamos ao topo. Coisa linda!

Pausa pra amamentar
Soneca com o papai
Cachoeira do alcantilado (última do percurso)
Vista de um dos mirantes

A descida é super rápida, não deixe de passar na lanchonete antes da saída. Tem um área externa com mesinhas tipo piquenique. Eles servem uns pasteis diferentes, comi um delicioso de pinhão.

Depois da cachoeira voltamos pra aproveitar o sossego da pousada. Fechamos a noite com chocolate quente na Vila e pizza ao pé da lareira.

Olha quanta coisa fizemos em um final de semana! Programe viagem curtas com seus filhos.  Vale cada centavo!

Pausa pro parquinho na volta pra casa

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário.